terça-feira, 16 de outubro de 2012


1ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES (1946 - 1958)

Os primeiros
 computadores digitais electrónicos foram desenvolvidos entre 1940 e 1945 no Reino Unido e Estados Unidos. Originalmente, eles eram do tamanho de uma sala grande, consumindo bastante energia.



ENIAC  Foi inventado em Fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, o ENIAC destacou-se por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à dos seus antecessores.Pesava mais de 30 toneladas, ocupava 270m2 ,  foi criado na segunda guerra com a finalidade de calcular balisticas.

           





MARK I - O Mark I era um computador, totalmente electromecânico, construído em 1944 pelo professor Howard Aiken da Universidade de Harvard. O MARK I foi construído na sequência da celebração, em 1939, de um contrato entre a Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy ) e a Universidade de Harvard para construção de um calculador de tabelas para uso na navegação. O MARK I tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas.



2ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES (1952 - 1964)

IBM 7030-  Também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. O seu tamanho era muito reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar uma sala. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. Desta maneira, um novo patamar de velocidade foi atingido.



PDP-8 - Foi um dos mini-computadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais básica do supercomputador, sendo mais atractivo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares). Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço.











3ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES (1965-1970)
Os transístores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados. Além deles, outros componentes eletrónicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanos segundos. Os computadores com o Circuito Integrado são muito mais fiáveis, bem menores (tornando os equipamentos mais compactos e rápidos pela proximidade dos circuitos), possuem um baixíssimo consumo de energia e menor custo. 
Chip Intel 4004

4ª GERAÇÃO (1970-1981)
A Quarta Geração, a partir de 1970 até 1981, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma melhoria da máquina para os problemas do utilizador, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nano segundos (bilionésima parte do segundo). 




Apple II

5ª GERAÇÃO (atualmente)

Apple recente

Sem comentários:

Enviar um comentário